O perigo de ofertar uma grande variedade de opções ao cliente

Esse assunto é polêmico, mas descobri recentemente que a minha opinião é compartilhada pelo livro do Naresh Malhotra: Design de loja e merchandising visual.


É claro que uma ampla variedade de cores de camisetas pode encher os olhos e atrair o público, mas se não tiver uma estratégia de venda, corre o risco do cliente ficar perdido e acabar não levando nenhuma peça. E isso pode acontecer com uma ampla variedade de toppings, vinhos, etc .





A realidade é que os consumidores estão tão cansados, por serrem bombardeados por informação o dia inteiro, que não querem ter que decidir nada, sua mente está extremamente cansada, e uma simples escolha de uma pizza de um cardápio pode deixar os clientes angustiados!


Muitas pessoas acabam se perdendo no meio de tantas opções , se sentem pressionados e acabam desistindo da compra. No livro eles chama essa situação de tirania da escolha . No caso de alimentação, uma variedade enorme de toppings ou recheio de algum produto pode deixar o atendimento mais demorado, e no caso de um cliente finalmente escolher o sabor X e e o atendente disser que está em falta, corre o risco do cliente desistir da compra por mais que tiver mais de 19 sabores disponíveis.


Segundo um estudo apresentado no livro a taxa de convergência de venda tende a ser mais alta onde tem menos opções de sabores. Porém estabelecimentos com maior variedade chamam mais a atenção do cliente.


Então, se você mesmo assim pretende oferecer uma grande variedade de sabores, poderia apresentar em destaque a "sugestão do chefe", "promoção do dia " prato do dia", assim quem está perdido tem um norte! Facilita a escolha.


Eu achei interessante e trouxe fotos do trecho do livro nesse post do instagram https://www.instagram.com/p/CSo0u0AtOpz/


E você já passou por uma situação semelhante? compartilhe com a gente!

Posts Recentes
Arquivos